Saiba qual a relação entre lixo eletrônico e logística reversa

A logística reversa é o sistema que possibilita o descarte, transporte, manejo e reciclagem de bens, para que sejam convertidos novamente em matéria-prima para a indústria. E qual a relação do lixo eletrônico com a logística reversa?

O lixo eletrônico, também chamado de e-lixo, é composto por equipamentos eletrônicos após terminar sua vida útil, seja por defeitos ou outros fatores. Eles podem ser divididos em quatro categorias: linha branca, que são refrigeradores, congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar e outros. Linha marrom, que são monitores, televisores de tubo ou plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras. Linha azul, com batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras. E por fim, linha verde composta por computadores, desktop, laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares.

Para evitar o descarte incorreto e a contaminação do meio ambiente que esses aparelhos podem causar, e ainda contribuir com a vida útil desses aparelhos, a logística reversa é a solução para que esses materiais sejam destinados de maneira ambientalmente correta.

A logística reversa é uma união de forças de quem fabrica o aparelho, distribui, comercializa, usa e recicla. Tudo isso, em conjunto, para realizar a destinação correta, sem prejudicar o meio ambiente e ainda explorar o potencial econômico desses materiais. Além disso, por conta do potencial tóxico e os custos dos componentes, o e-lixo não pode ser jogado diretamente em aterros ou no lixo comum. É necessário que organizações apoiem a logística reversa em suas empresas.

O processo é regulamentado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e de acordo com a PNRS todas empresas nacionais têm até 2025 para implementar planos de manejo de lixo eletrônico.

A Belliville, preocupada com a sustentabilidade e o meio ambiente, auxilia na gestão de resíduos e no descarte correto, adotando práticas sustentáveis como a logística reversa para sucata eletrônica. 

BELLIVILLE - RECICLAGEM EM JOINVILLE 

Galeria de Fotos:

Saiba qual a relação entre lixo eletrônico e logística reversa