Sucatas: quais as mais comercializadas?

Elas são líderes no mercado de compra e venda de resíduos e proporcionam diversos benefícios, inclusive lucro. Estamos falando dos resíduos de sucatas. Elas movimentam as áreas de economia, política, ambiental ou social. Só as sucatas metálicas movimentam cerca de R $6,38 bilhões, além de ser responsável pela geração de emprego e renda para mais de 1,5 milhão de pessoas no Brasil. 

Atualmente, no país, a latinha de alumínio é responsável por 25% de todo alumínio comercializado, e a taxa de reciclagem em 2020 foi de 97,4%. Isso gerou uma renda para mais de 800 mil pessoas. Este índice de aumento de reciclagem contribuiu positivamente para evitar a emissão de 19 milhões de toneladas de gases de efeito estufa entre 2005 e 2020, sendo 1,8 milhão de toneladas apenas no ano passado. Efeito essencial para o bem do planeta, que sofre com diversos problemas graves, como o aquecimento global. 

Entretanto, é necessário entender o que são estes tipos de materiais considerados sucatas. São eles todo tipo de material descartado que possa passar por reutilização ou reciclagem. Pode ser metálico, como ferro, aço, cobre, alumínio, zinco, magnésio, etc. Ou não metálico, como papel, vidro, plástico, borracha e outros. Confira quais os resíduos de sucatas mais vendidos e comprados no mercado!

Os resíduos de sucatas mais conhecidos e comercializados são:

  • Metais ferrosos: estamparia, cavaco como aço, ferro fundido, sucata mista, sucata pesada, chaparia, entre outros.
  • Metais não ferrosos: alumínio, cobre, metal, chumbo, inoxidáveis, ligas especiais, ferro-liga, etc.
  • Sucata de plástico: Polietileno de baixa densidade, Polietileno de alta densidade, PVC, PET, Vinil, PP, PS, ABS / SAN, e outros.
  • Sucata de eletrônicos: computadores, baterias, celulares, televisores, monitores, entre outros.

Os resíduos de sucatas destaque são os de metais ferrosos e não ferrosos. Por exemplo: peças de automóveis (aço) ou latas de bebidas (alumínio). Por isso, investir na reciclagem e transformação destes resíduos pode ser lucrativo tanto para a empresa, quanto para quem vende seus materiais. Entretanto, ademais do ganho financeiro, outro ponto importante e de grande valorização é a sustentabilidade, ajudando o planeta e a extração desmedida de recursos naturais.

Entre em contato com a Belliville Sucatas em Joinville e conheça nossos serviços. Somos uma empresa referência na comercialização de sucatas e transporte de resíduos industriais. 


Galeria de Fotos:

Sucatas: quais as mais comercializadas?