Qual a importância da pesagem de resíduos

18 Maio, 2021

Qual a importância da pesagem de resíduos 
A pesagem dos resíduos é feita por balanças analíticas baseada no cálculo da quantidade de resíduos gerados por uma determinada empresa/pessoa. Essa técnica é baseada no volume de resíduos coletados, por meio de estimativa do dimensionamento dos dispositivos de coleta e armazenamento dos mesmos. 

Essa modalidade é chamada de “cubagem”. 
No processo de cubagem, é preciso usar uma caçamba com capacidade conhecida onde deve ser depositado todo o resíduo recolhido. Dessa forma, a quantidade de resíduos gerados, ou seja, o peso é determinado quando a capacidade do recipiente é atingida. 

Leis determinam a pesagem de resíduos 
A elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é determinada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da lei nº 12.305/2010 seção V art. 20 ao 24.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos identifica o tipo e quantidade de resíduos, indicando também as práticas ambientalmente corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final.


A Belliville Transporte
A Belliville trabalha no gerenciamento correto de resíduos com balanças verificadas pelo Inmetro e seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 
Localizada em Joinville, norte de Santa Catarina, a Belliville tem a sustentabilidade como meta. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de solidariedade ao meio ambiente. 

Galeria de Fotos:

Qual a importância da pesagem de resíduos