Saiba quais são as condições para fazer transporte de resíduos

04 Maio, 2021

Um dos trabalhos mais importantes no tratamento de resíduos é o transporte. Um carregamento adequado deve seguir normas e regras estabelecidas, afinal qualquer erro durante o transporte pode ocasionar diversos problemas. 

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a transportação de resíduos deve ser feita por veículos adequadamente equipados com itens que garantam a segurança dos que manuseiam os resíduos e também dos materiais próprios. 

Afinal, quais normas devem ser seguidas para fazer o transporte de resíduos?

As regras para o transporte de resíduos sólidos vai depender do tipo de material descartado por cada empresa. Um ponto bastante importante é que os equipamentos do automóvel devem estar em perfeito estado de conservação para que o resíduo escape durante o transporte. 

Durante o trajeto é necessário que o motorista esteja com os documentos de controle ambiental previstos pelo órgão competente. Esse documento deve informar o tipo de material que está sendo carregado e qual a condição em que se encontra. 

Outra lei essencial que deve ser seguida é a de não transportar os resíduos no mesmo local que produtos de consumo humano ou animal, como medicamentos e alimentos.

Belliville: comércio de sucatas e transporte de resíduos industriais 

A Belliville possui certificação ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), da Secretaria do Meio Ambiente de Joinville (Sema), e atende a NR-12 (Norma de Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), medida preventiva de segurança em relação à instalação, operação e manutenção de maquinários, além de higiene e especificações de produtividade.

Além disso, a empresa atua de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que organiza a forma como as indústrias descartam resíduos, para fazer de forma ambientalmente correta incentivando a reciclagem e a sustentabilidade, assim como o desenvolvimento econômico e social.

Galeria de Fotos:

Saiba quais são as condições para fazer transporte de resíduos